Em 22 de março de 1943, um grupo de amigos liderado pelo então médico César Castiglioni Jr., reuniu-se para compartilhar uma ideia em comum: criar na Casa Verde uma entidade que representasse o bairro junto aos poderes públicos, reivindicando melhorias, e que ainda possibilitasse a formação de um ponto de encontro para confraternização.
A ideia foi colocada em prática e, assim, nasceu a “Sociedade Amigos de Casa Verde“. Entre os sócios fundadores estão os nomes de Rodolfo Wenzel, Dr. César Castiglioni Junior, Antonio de Menezes Júnior, Danilo Fornazari, Dr. Adib Zaidan Addad, Genaro Nápoles, Dr. Venoni de Campos Moreira, Dr. Humberto Fanganiello, Paulo Alzires, Manoel Garcia, Bruno André Costa, Luiz Novoa, Antonio Lopes Marin, Salim Amim Nacle, entre muitos outros.
A ideia concretizou-se em conversas que aconteciam na farmácia do farmacêutico Dirceu de Lima, “casaverdense” muito conhecido naquela época. O local de encontros era na antiga rua Japuiba, hoje rua Antonio Lopes Marin. Foi ali que teve origem a “Sociedade Amigos de Casa Verde “.
A primeira sede da então recém-fundada Sociedade foi na Rua Inhaúma (Hoje rua Dr. Cesar Castiglioni Júnior, 226/230), um salão em cima da casa de sapatos dos irmãos Nápoles. Segundo Moisés Maierovitch, ex-presidente naquele período inicial, a Sociedade tinha apenas uma mesa de pingue-pongue e uma estante.
A vontade de ver a entidade crescer era tão grande que um de seus sócios-fundadores, Paulo Alzires, construiu um sobrado em seu terreno na rua Jaguaretê, 414, para que na parte superior fosse abrigada a nova sede. Na parte inferior funcionava a Fábrica de Móveis Luís. O que veio a seguir foi uma “Época de Ouro, com a realização de centenas de festividades sociais, como bailes, shows artísticos, teatro amador, atividades esportiva e cultural para seus associados e admiradores.